sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Instalando o Linux Ubuntu 18.04

Afim de praticar um pouco eu instalei em uma maquina virtual o sistema operacional Linux Ubuntu, aproveitei para criar este passo a passo, acredito que pode ser útil para os que ainda não tiveram está oportunidade e que possam precisar.
Para realizar a instalação precisamos verificar se o computador possui os requisitos mínimos necessário para rodar o sistema e fazer download da imagem. Você pode fazer isso no Site oficial do Ubuntu.

A versão utilizada foi a 18.04.2 LTS, mas é possível ter esse passo a passo como base para versões anteriores e posteriores. A maquina virtual utilizada foi a VMware Workstation 15 Player.


Instalando o Linux Ubuntu

1 - Ligue o computador, insira e mande dar boot na media de instalação do Ubuntu.
2 - Após o carregamento dos arquivos do sistema terminar, será necessário escolher entre duas opções: Try Ubuntu ou Install Ubuntu.
Praticamente todos os sistemas operacionais baseados em Linux podem ser usados sem a necessidade de fazer a instalação, rodando diretamente na Memoria RAM do computador, podendo navegar na internet, assistir vídeos, digitar textos entre outras coisas.

É perfeito para quem precisa usar o computador rapidamente, sem poder esperar que seja feita a instalação do sistema, para quem não tem um HD e para o nosso caso que queremos saber se o Ubuntu funcionara bem no computador antes de instalar.

3 - Para isso clique na opção Try Ubuntu, se preferir altere o idioma antes de testar, no meu caso eu preferi não alterar, também poderá faze-lo durante a instalação.

Você poderá testar o sistema o quanto quiser ou até mesmo usa-lo assim definitivamente, eu mesmo estava usando desse jeito pois o computador em questão não tinha um disco rigido.

4 - Quando tiver pronto para fazer a instalação, clique duas vezes para abrir o ícone Install Ubuntu que está na área de trabalho.
5 - Escolha o idioma da instalação, no meu caso eu escolhi o idioma Português do Brasil, depois clique em Continuar.
6 - Selecione o idioma do teclado, é possível testar se o idioma selecionado está funcionando corretamente antes de fazer a escolha, caso não saiba qual o idioma do seu teclado você poderá clicar em Detectar layout do teclado e digitar as teclas solicitadas para que o sistema possa fazer a identificação, no meu caso eu escolhi Português (Brasil).
7-1 - Aqui você tem duas escolhas, a primeira é Que apps você gostaria de Instalar para começar?

- Instalação normal - Serão instalados no sistema muitos programas úteis, por exemplo Libre Office, alguns jogos entre outros.

- Instalação mínima - Apenas o básico será instalado, assim economizando espaço em disco.

7-2 - A segunda escolha Outras opções:

- Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu - Assim como no Windows, o Ubuntu também é atualizado frequentemente, caso queira que essas atualizações sejam feitas já durante a instalação do sistema, deixe está opção marcada. Caso não queira essas atualizações poderão ser feitas posteriormente.

- Instale software de terceiros para hardware gráfico e Wi-Fi e formatos de media adicionais - Durante a instalação o sistema irá procurar melhores drivers para seu Hardware e fará a instalação, substituindo os drivers genéricos. Alguns outros recursos para exibição de vídeos e áudio também serão instalados, por exemplo o MP3.

Para ambas as opções funcionem durante a instalação, é necessário ter conexão com a internet. Caso não tenha, deixe as opções desmarcadas.

7-3 - Clique em Continuar.
8 - Nesta etapa as opções podem ser diferente dependendo se o disco utilizado já possui algum sistema operacional, para está instalação nós vamos ignorar e selecionar a opção avançada, pois nós vamos fazer uma instalação limpa, criando as partições manualmente.
9 - Dependendo de quanto espaço em disco você tiver para usar, eu recomendo criar duas partições, a primeira para os arquivos e configurações do sistema sistema e a segunda para os arquivos e configurações de usuários.

No exemplo eu separei um disco de 20GB para utilizar nesta maquina virtual, o tamanho não importa, provavelmente o seu será muito maior. Cabe a você pensar quanto de espaço você precisa para os arquivos. E isso você poderá alterar posteriormente com o sistema rodando se quiser.
Como esse disco nunca havia sido utilizado, eu tive de criar uma tabela de partições, isso deve ser feito se o botão + estiver apagado e se o tamanho não for exibido.

Muita atenção para não escolher a unidade errada e apagar arquivos importantes, até mesmo o Pen Drive costuma aparecer nessa tela. Portanto fique de olho no Tamanho dos discos listados e não faça alterações se não tiver certeza.

Ao clicar em Nova tabela de partição... será exibida uma mensagem, clique em Continuar, lembrando que isso apenas se não for possível incluir ou excluir partições existentes, geralmente esse processo não é necessário fazer, apenas com novos discos que nunca foram utilizados.

10 - Perceba que agora nós conseguimos ver o espaço livre em disco que no meu caso eram 21474 MB, este espaço livre que nós vamos usar para criar as duas partições anteriormente citadas. Para criar a primeira selecione o espaço livre e clique no +.
Será exibida a caixa criar partição, vamos criar a primeira partição, o que chamamos de barra ( / ), essa é a principal partição do sistema, onde tudo será gravado, desde que não hajam outras partições especificas para isso, você entenderá melhor, quando formos criar a segunda partição.
11 - As seguintes opções precisam ser preenchidas conforme sua necessidade:

Tamanho - Preencha com um valor em MB's que você deseja que a unidade tenha, eu recomendo um minimo de 8 GB (8192 MB), sendo ideal algo entre 10 GB e 15 GB.

Tipo para a nova partição - Selecione Primaria, pois é a partição principal do disco.

Localização para a nova partição - Selecione Inicio deste espaço, ou seja, os arquivos serão gravados do começo para o fim da partição no disco. 

Usar como - Selecione a opção Sistema de arquivos com "journaling" ext4, no Ubuntu, assim como na maioria dos sistemas operacionais Linux existem muitas opções, mas é unanime que essa é a melhor escolha, melhor até que o NTFS do Windows.
Não se preocupe, usar o sistema de arquivos ext4não fará com que os arquivos do seu pen drive, ou de qualquer outra media deixem de ser compatíveis, independente do sistema de arquivos você conseguira trafegar dados pela rede ou qualquer outro jeito.

Ponto de Montagem - Selecione / ou seja, está partição será onde os arquivos de configuração do sistema e todos os outros que não possuírem partição própria serão gravados.
Por fim clique em OK, e a unidade criada será exibida na lista.
12 - Agora novamente selecione o espaço em disco e clique no + para adicionar a segunda e ultima partição com as seguintes opções selecionadas:

Tamanho - Não precisa alterar o valor exibido, pois vamos utilizar todo o tamanho restante no disco.

Tipo para a nova partição - Lógica, pois essa partição é uma especie de extensão da partição primaria.

Dependendo da configuração do computador, é possível que não seja possível criar muitas partições primarias, é um assunto complexo que não vai afetar sua instalação, isso pode acarretar problemas futuros caso vá utilizar muitos sistemas operacionais no mesmo disco.

Localização para a nova partição - Aqui é uma coisa meio que opcional, não fará muita diferença a escolha que fizer, eu costumo usar o Fim deste espaço, assim os arquivos vão começar a ser gravados do fim para o inicio da partição.

Usar como - Selecione também a opção Sistema de arquivos com "journaling" ext4.

Ponto de montagem - Selecione /home, ou seja, todos os arquivos e configurações das contas de usuários serão gravados nesta partição.
Clique em OK e veja a nova partição na lista.

Neste passo a passo não criei e nem irei abordar sobre partição de troca (SWAP), há muita divergência sobre esse assunto. No futuro irei fazer passo a passo de outras distribuições Linux para computadores mais fracos e detalhar melhor o tema.

13 - Tento certeza de que tudo está correto, clique em Instalar agora, depois na janela que abrir em Continuar.
14 - Agora temos que selecionar o nosso Fuso-Horário, no meu caso estou em São Paulo, para selecionar clique no mapa de acordo com a região que você está, depois clique em Continuar.
15 - Na ultima etapa coloque um nome para o computador, crie uma conta de administrador e escolha entre Iniciar sessão automaticamente ou Solicitar minha senha para entrar.
16 - Clique em Continuar e aguarde o termino da instalação, você deverá reiniciar o computador para concluir a instalação. Não esqueça de remover o disco ou pen drive de boot.

Após reiniciar, tudo pronto e poderá utilizar o sistema normalmente.

Links Úteis